19:36

Localizando páginas antigas da internet

Veja como sites e suas páginas eram antes, ou procure por informações em sites que já não existem mais.

A internet muda constantemente, e, por vezes, aquela página que continha a informação da qual você precisava ontem (ou no mês passado ou há dois anos) não está disponível hoje. Em outras ocasiões, você pode querer ver como o conteúdo ou o design de certo site mudou ao longo dos anos. Existem vários sites do qual podem te mostrar páginas que costumavam existir.

google
Enquanto o cache do Google é provavelmente o mais conhecido, os outros são alternativas importantes que podem ter páginas que não estão disponíveis no google ou no Wayback Machine, além de poderem ter páginas arquivadas de datas diferentes. Veja abaixo o nome do site, o caminho para encontrar a página desejada e algumas notas que devem dar alguma ideia de quantos anos a página em questão pode ter.

Publicidade

Wayback Machine

Páginas de 1996 até 8-14 meses atrás, do arquivo da internet. Contém imagens em cache, além de CSS e Javascript.
Como acessar:
Acesse Archive.org, insira a URL do site ou página em questão e clique em “Take Me Back”.

Publicidade

Archive-It Collections

Coleções altamente recomendadas, principalmente de órgãos estaduais e organizações. Algumas páginas completas incluídas. Pesquisa por texto. Use “Search All Collections” para uma pesquisa mais ampla. Várias datas. Imagens, PDF’s e textos.
Como acessar:
Acesse Archive-It e insira o site ou texto a ser buscado na barra de pesquisa e clique em “Search”.

WebCite

Lançado no começo de 2005, esse site apenas arquiva páginas citadas em certos artigos de jornais (a maioria de grande confiança). Várias datas estão disponíveis para buscar. Sem busca por texto. Textos, imagens, PDF’s estão disponíveis por cachê
Como acessar:
Acesse Web Citation coloque a URL do site na barra de pesquisa.

Google Cache

Mostra o cache de páginas de ontem até 3 meses atrás.
Como acessar:
Na barra de pesquisa do google digite “cache:URL” (sem aspas, no lugar de URL coloque o link do site ou página da qual você deseja acessar).

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também