13:40

Compras no exterior

Uma das novas modas é comprar mercadorias no exterior, de bonés a aparelhos eletrônicos, aqui você irá encontrar várias dicas para que não ocorram imprevistos.

Uma das novas modas é comprar mercadorias no exterior, de bonés a aparelhos eletrônicos, aqui você irá encontrar várias dicas para que não ocorram imprevistos.

Compras no exterior

Publicidade

Paypal

Para comprar nesses sites é necessário ser cadastrado no paypal. O Paypal é um cartão de crédito online, onde você coloca créditos e usa. Para fazer o cadastro é simples, entre no site www.paypal.com, clique em Signup.

O sistema redirecionará você para uma página. Lá você seleciona as opções Brasil e embaixo Português. Clique em Pessoa Física depois em Abrir conta. Preencha o formulário e pronto.

Para adquirir créditos para o paypal existem vários métodos:
1) Vincular um cartão de crédito internacional à sua conta;
2) Usar os sistemas de PTC, e depois de anos fazer a retirada do dinheiro;
3) Comprar dólares com alguém que possua um cartão vinculado a conta – existem várias comunidades e sites que oferecem o serviço.

Publicidade

Sites para compras online

Existem vários e diversos sites para compra no exterior, vou apresentar alguns deles a seguir:

Ebay: É basicamente o mercado livre americano. É um dos maiores sites de compras e seu sistema funciona como um leilão. O frete é pago na maioria dos produtos.

A maioria dos vendedores exigem que para você possa dar algum lance nos produtos, você tenha uma conta do PayPal confirmada, ou seja, uma conta com cartão de crédito vinculado.
Link: www.ebay.com

DealExtreme: Um dos sites mais usados quando o assunto é compras no exterior, na maioria das vezes também é o que oferece o menor preço. Possui um suporte bem rápido no qual todas suas dúvidas podem ser sanadas.

O frete de todos os produtos para qualquer lugar do mundo é gratuito e o código de rastreio custa U$ 1,70, algo em torno de 3 ou 4 reais.

O DealExtreme tem um sistema de afiliados, que você ganha uma porcentagem sobre a compra quando a pessoa comprar pelo seu link.
Link: www.dealextreme.com

FocalPrice: Similar ao DealExtreme. Algumas coisas são mais caras, mas em compensação ele faz algumas ofertas semanais. Além do combo deal, que é quando eles te dão descontos em alguns produtos quando comprados juntos.
Link: www.focalprice.com

Tanto o DealExtreme quanto o FocalPrice possuem um sistema de pontos para os usuários cadastrados. Quando você faz compras acima de 10 dólares no site, a cada 10 dólares você ganha um ponto.

Além disso, quando você envia fotos, cria uma descrição, ou envia vídeos dos produtos você também ganha pontos.

Esses pontos podem ser trocados da seguinte forma: No DealExtreme, você troca seus pontos por produtos, sem pagar nada a mais por eles, mas os produtos terão de ser escolhidos dentre uma lista.

No FocalPrice, você troca seus pontos por descontos. Os descontos podem ser de uma determinada porcentagem ou abatimentos de 1, 2, 5 dólares em compras acima de um determinado valor.

TinyDeal: Oferece os mesmos serviços dos dois sites acima, porém, com alguns itens a mais. Eles enviam o produto um pouco mais rápido que os anteriores.
Link: www.tinydeal.com

Lightinthebox: Alguns produtos desse site possuem fretes gratuitos, outros não. Eles estão investindo bastante em publicidade ultimamente. O interessante desse site é que você também encontra roupas.
Link: www.lightinthebox.com

StrawberryNet: Esse é o único site que tem menus e suporte em português. O modelo do site é um pouco estranho e complicado. Lá vendem maquiagens apenas, porém das mais famosas marcas e por preços bem baixos. O frete varia de produto para produto, às vezes é grátis, às vezes não.
Link: www.strawberrynet.com

AsiaTronic: A AsiaTronic é um canal de vendas de eletrônicos e acessórios, pertencente a empresa EASYTECH TRADING PTE LTD sediada em Shenzhen, China. Todos os produtos ofertados não se encontram no Brasil e são enviados diretamente da China para o endereço do comprador.

É um portal de compras internacionais em língua portuguesa, que possibilita ao consumidor brasileiro efetuar importação via sistema importa fácil dos correios, com rastreamento pela internet e garantia de entrega no Brasil.

Lá você encontrará uma enorme linha de produtos como eletrônicos portáteis, gadgets variados, acessórios de informática, equipamentos de espionagem, relógios, artigos esportivos, dentre muitas outras novidades tecnológicas e produtos que você nunca viu em outro lugar, são mais de 25 mil produtos ofertados.
Link: www.asiatronic.com

Note que todos os sites que oferecem envio grátis possuem outros meios de envio, porém pagos, que chegam em menos de uma semana na maioria das vezes, mas tem a desvantagem de pagar taxas de nacionalização, que falaremos mais a frente.

Desvantagens

A principal desvantagem de você comprar no exterior é que o item pode ser extraviado pelos correios ou adotado pelos fiscais (é bem raro ocorrer isso) ou ser tributado (um pouco comum, mas nem tanto).

No caso de a encomenda ser extraviada, se você tiver um código de rastreio, pode solicitar reembolso. As encomendas demoram um pouco para chegar, em média de 115 a 35 dias.

Você pode também optar por pagar uma modalidade de envio, o EMS ou DHL, que são meios de envio que chegam em uma média de no máximo uma semana, mas todas as encomendas feitas nessa modalidade devem pagar taxas de importação, enquanto as encomendas de frete grátis tem a possibilidade de não pagar taxas.

Tributação

A tributação (ou pagamento de taxas de importação/nacionalização) ocorre da seguinte forma. O seu envelope passa pela alfândega, e remessas aleatórias são confiscadas para tributação. O preço dessa taxa varia até 60% do valor do produto + frete + ICMS.

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também