4:21

A verdade sobre seu número de IP

O medo de invasões na internet e a famosa ameaça vou descobrir seu endereço IP estão cada dia mais comuns. Mas você sabe o que podem fazer com o mesmo?

Está se tornando cada dia mais comum o medo de invasões na internet. Pânicos causados por pseudo-hackers têm atormentado centenas de pessoas e muitas vezes simples ameaças destroem momentos de paz e diversão de uma forma irremediável. O mais impressionante é que estas ameaças, na maioria das vezes, são completamente sem fundamentos, não fazem sentido e algumas nem existem. Basta usar uma meia dúzia de siglas para dizer que vai invadir seu computador, e o que mais tem aterrorizado os internautas é: “Vou descobrir seu IP!”

IP logo
Vão descobrir seu IP? Oh, que espanto, mas e daí? Segundo os terroristas, após descobrir o IP de uma pessoa, sua alma estará completamente enterrada na maldição eterna, pois poderão invadir, derrubar, espionar, remover, sacudir, esculhambar, destruir e remexer. Um número IP é um endereço que todo internauta, assim que se conecta na grande rede, recebe. É através deste endereço que seus programas se comunicarão, seu navegador, seu ICQ, seu programa de email, etc. Este número não precisa ser fixo — e geralmente não é — e a cada conexão você recebe um número diferente.

IP significa “internet protocol“, faz parte de um conjunto de instruções que permite a comunicação pela Internet. Ele é responsável pelo encaminhamento correto dos pacotes de dados que trafegam na rede, de forma que eles sejam entregues corretamente ao seu destino.

Descobrir o IP de uma pessoa significa saber o “endereço internet” (não tem nada a ver com email!) do seu computador naquele dia, ou durante aquela conexão. Somente isso, nada mais. O que se pode fazer com o IP de uma pessoa? Quase nada. Se o computador não estiver com problemas do tipo “cavalos de tróia” ou semelhantes , o número IP não vai servir para mais nada além de terrorismo.

Mesmo assim, dá para esconder o número IP? Não, infelizmente não dá! Se por algum motivo seu computador não puder fornecer corretamente seu número IP, ele ficará incomunicável e sua conexão será desfeita. Ter um número IP faz parte da vida socialmente ativa dos computadores na Internet e a comunicação depende disso.

Alguns sistemas escondem esse número de outros internautas mas, pelo próprio bem da comunicação, eles são revelados. Por exemplo, bater papo requer que um computador se comunique com outro. Para isto ser feito, é necessário que ambos conheçam seus números IPs mutuamente pelo simples fato de precisarem saber com quem estão “falando”.

É claro, sempre há as exceções: números IPs geralmente se mantém os mesmos em redes físicas como escritórios e internet predial. Na maioria das vezes, estes números são fixos mas “mascarados” durante a comunicação externa por uma aplicação conhecida como “gateway” ou “proxy” e quase sempre para quem está de fora desta rede o número é genérico e inútil.

Caso queira saber qual o seu número IP durante a conexão atual, um aplicativo distribuído com o próprio Windows dá as informações referentes. Vá em Iniciar > Executar e digite “winipcfg” (sem aspas).

Publicidade

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também