0:40

À Prova de Tudo é falso?

Descubra se o programa À Prova de Tudo (Man vs. Wild), que é estrelado por Bear Grylls e exibido pelo canal Discovery Channel, é verdadeiro ou falso.

Se você é um fã de Bear Grylls, você provavelmente é um espectador de À Prova de Tudo (Man vs. Wild), onde Bear batalha o mundo selvagem enquanto exibe suas habilidades de sobrevivência. O show apresenta um número incrível de cenas, de Bear laçando cavalos selvagens a atravessar um vulcão cheio de lava. Entretanto, recentemente, críticos identificaram muitas inconsistências no programa, levando a alguns a alegar que Bear está enganando os espectadores.

Mochila de sobrevivencia - bear grylls

Publicidade

Qual é a polêmica sobre o À Prova de Tudo?

Críticos da série começaram a apontar a premissa de ser artificial. A maioria dos episódios consistem em Bear de paraquedas num clima ruim, sobrevivendo muitos dias, e então eventualmente se aventurando à segurança. Muitos dizem que a série é emoldurada para fazer os espectadores acreditarem que Bear está sozinho na selva, quando de fato ele possui suprimentos de uma equipe de câmera.

Em adição, antes de entrar em uma nova aventura, foi revelado que Bear e seu time passam semanas fazendo reconhecimento, instuindo Bear a possíveis locais onde ele pode performar habilidades de sobrevivência.

“Eu faço uma boa inspeção antes de ir,” diz Bear. “Eu sei que há um grande rio ali, que haverá uma grande escalada de penhasco ali, que há muitas cobras nessas pedras, tomo cuidado para algum jacaré. Então, eu tenho uma boa ideia de 80% do que irá acontecer.”

Bear fica em hotéis?

Há também alegações, que são muito substanciadas, que Bear algumas vezes fica em hotéis durante missões de sobrevivência. De acordo com esse artigo de 2007, Bear ficou no Pines Resort Hotel nas montanhas de Sierra Nevada durante um episódio no qual ele morde a cabeça de uma cobra e vangloria que estava vivendo “só de uma garrafa de água, um copo e uma pedra para fazer fogo.” Em um outro episódio, onde Grylls estava supostamente preso numa ilha deserta, ele estava de fato no arquipélago do Havaí, onde se retirou para um hotel à noite.

Publicidade

Fingindo Cenas

Também houve alegações que Bear forjou cenas nos seus episódios. Num episódio onde Bear está supostamente laçando cavalos selvagens, foi revelado que os cavalos eram na verdade animais domados de um rancho ali perto. Um dos mais polêmicos episódios envolve Bear atravessando um vulcão ativo no Havaí. De acordo com uma nota do Times em Londres, geradores de fumaça foram usados fora de tela para fazer a fumaça, e magma fundido foi colocado queimando carvões que foram trazidos pela equipe de produção.

Um fã site de Survivorman, uma série de sobrevivência que estrela o canadense Les Stroud, postou um vídeo desmascarando o episódio (mostrado abaixo).



Por último, um consultor de sobrevivência que trabalhou em À Prova de Tudo revelou que em um episódio, a equipe de produção construiu uma jangada, a qual Bear mais tarde disse na câmera que ele mesmo construiu.

Resposta de Bear e À Prova de Tudo

Poucas, se é que alguma das alegações feitas pelos críticos foram negadas por Bear ou pelo Discovery Channel, que produz o show. Ao invés, Bear e a rede disseram que o show nunca disse que Bear não recebia ajudas nas suas técnicas de sobrevivência e postou a seguinte nota.

“O programa explicitamente não diz que as experiências do apresentador Bear Grylls são de sobrevivência sem ajudas. Por exemplo, ele sempre se direciona diretamente à equipe de produção, incluindo o cameraman, deixando claro que ele está recebendo uma forma de ajuda.”

O Discovery Channel também disse que episódios futuros terão algum aviso no início dizendo que Grylls teve ajuda, e desde a controvérsia, Grylls avisa no programa quando ele recebe ajuda.

Resposta do Público

Apesar de alguns espectadores se sentirem traídos pelas revelações que parte de À Prova de Tudo era fingido, a controvérsia afetou pouco a popularidade da série. Ainda atrai centenas de milhões de espectadores pelo mundo.

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também