6:40

Elon Musk – Um bilionário que vai mudar o futuro

Conheça o bilionário Elon Musk, criador do PayPal e dono de várias empresas como a SpaceX e a Tesla Motors, empresas que revolucionaram seus ramos.

Elon Musk é um empresário Sul-Africano naturalizado americano que conseguiu fazer bilhões investindo no futuro, começando a maior empresa de pagamento online, o PayPal, investindo na exploração do espaço com a SpaceX, nos primeiros carros elétricos modernos com a Tesla e muito mais.

Elon Musk
Musk foi a inspiração para a adaptação do gênio bilionário Tony Stark para o cinema, no filme Homem de Ferro. Ele nasceu em 28 de junho de 1971 e cresceu em Pretória, África do Sul, filho de um Sul-africano, Errol Musk, engenheiro e uma mãe canadense, Maye, nutricionista e modelo.

Quando tinha 10 anos de idade, Elon ganhou a máquina que iria torná-lo rico, o computador. Ágil, Elon começou a aprender programação sozinho, quando ele tinha apenas 12 anos, vendeu seu primeiro software comercial, um jogo espacial chamado Blaster, por 500 dólares.

Com 17 anos, depois de se matricular na escola Pretoria Boys High School, em 1988, ele decidiu deixar a infância para trás, querendo se mudar para os Estados Unidos, onde “grandes coisas são possíveis”. Em 1989, ele se mudou para a casa de parentes no Canadá, alguns anos depois, ele deixou o Canadá e conseguiu uma bolsa de estudos para estudar negócios e física na Universidade da Pensilvânia, nos EUA.

Ele então foi premiado com um curso de graduação na Wharton School, na Pensilvânia, e passou mais um ano para conseguir seu segundo bacharelado em Física. Depois, ele passou a realizar seus sonhos – a internet, espaço e energia limpa.

O auge de sua vida escolar foi o programa de pós-graduação em física aplicada e ciência dos materiais na Universidade de Stanford, em 1995, mas ele saiu dela depois de apenas dois dias, começando o Zip2, que seria comprado pelo AltaVista, uma divisão da Compaq, por 307 milhões de dólares em dinheiro e 34 milhões de dólares em opções de ações.

Depois, Elon Musk co-fundou uma empresa que lidava com pagamentos via e-mail e questões financeiras online, a X.com. Mais tarde, ela se fundou com a COnfinity, isso marcava o início do PayPal. O nome PayPal Inc. foi dado à empresa em fevereiro de 2001, e em outubro de 2002, a empresa foi comprada pelo eBay por 1,5 bilhões de dólares. Musk era o maior acionista da empresa, tendo 11,7% das ações.

Ele agora é CEO da SpaceX, uma empresa que fabrica veículos espaciais seguros, com alta eficácia tanto em benefícios quanto em custos. Mas, essa não é a empresa mais importante que ele começou. Quem fica com esse posto, é a Tesla Motors, da qual ele é cofundador. Se trata de uma empresa fabricante de veículos elétricos.

Perguntado por uma breve descrição de si mesmo, Elon declarou que é viciado pelo seu trabalho, costuma gastar 100 horas por semana em suas empresas. No tempo livre, ele cuida de seus cinco filhos do primeiro casamento.

Elon Musk
Em termos de caridade, ele é o presidente da Musk Foundation, uma fundação que lida com energia limpa, educação, ciência e saúde pediátrica.

Em 2011, ele começou um projeto chamado “Mars Oasis“, a ideia era colocar uma espécie de estufa em marte, com cultivos alimentares que cresceriam em solo marciano. A ideia foi logo aproveitada, devido ao primitivismo atual da humanidade em relação à ciência de foguetes.

Seu patrimônio líquido é estimado em 2 bilhões de dólares, graças às suas ações em várias empresas, e, provavelmente, será muito maior em um futuro não tão distante.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também