2:58

Baratas: Como deixar sua casa livre desse mal

Quem nunca teve problemas com baratas? Aprenda a evitar ou até mesmo a se livrar desse problema.

Joe e as Baratas
Você provavelmente já viu uma barata antes, mas com certeza foi algo rápido, pois provavelmente você ficou mais preocupado com gritar, fugir, e principalmente encontrar uma lata de inseticida para matar a barata do que ficar olhando para a mesma. Há muitos e muitos tipos diferentes de baratas, cada variedade tem seu próprio conjunto de características e hábitos. É definitivamente possível que sua área seja habitada por um número gigantesco de espécies de baratas, então você vai precisar usar uma combinação de métodos de controle de pragas para combater todas as baratas que querem dividir sua casa com você.

Em geral, as baratas são um grupo de insetos extremamente resistentes. Talvez seja por isso que são difíceis de serem mortos. Elas evoluíram durante milhões de anos para se tornarem resistentes a maioria das ameaças possíveis, elas se reproduzem muito rapidamente, com isso, algumas espécies podem chegar a desenvolver uma certa resistência a alguns pesticidas.

A maioria dos tipos de baratas pode sobreviver um mês sem água e dois ou três meses sem alimento, o que torna bem difícil a tarefa de se livrar delas simplesmente privando-as de alimentação. E se você já ouviu falar que as baratas podem sobreviver por longos períodos de tempo sem a cabeça, você ouviu direito. Isso se deve ao fato de que as baratas não respiram pela boca, mas sim através de aberturas (chamadas de “espiráculos”) por todo o corpo, a cabeça não é crucial para a barata poder sobreviver por alguns dias, a cabeça é apenas necessária para alimentação e para a mesma beber água. Aqui estão algumas dicas sobre como eliminar baratas e se prevenir para que elas não voltem.

Publicidade

Eliminar as baratas com facilidade

Se você ver baratas em sua casa, apartamento, enfim, o que seja, você provavelmente vai querer contatar um profissional. Este é provavelmente o melhor método e, possivelmente, a melhor forma de se eliminar de vez as baratas. Caso queira fazer isso com suas próprias mãos, existem algumas opções, algumas mais toxicas, outras menos tóxicas, caso você tenha animais de estimação ou crianças pequenas em casa.

Publicidade

Iscas

Muitas empresas oferecem iscas, que são semelhantes com as armadilhas, mas levam vantagem pelo molde das mesmas. Este molde é prejudicial apenas para as baratas e insetos relacionados e não deve (na maioria das vezes) ser prejudicial para seres humanos ou animais de estimação.

As baratas são uma parte importante de muitos ecossistemas, elas reciclam os resíduos vegetais e animais. No entanto, dentro de casa, especialmente na cozinha são uma praga e um perigo para a saúde, para nossa sorte existem muitas opções para mantê-las fora de nossas cozinhas.

Mantenha os alimentos longe das baratas

Mantenha os alimentos ou na geladeira ou em recipientes fechados. Alimentos espalhados, abertos e afins não causam em si um problema de baratas, mas tornam-se um incentivo maior para as baratas entrarem em sua cozinha. Limpar os pisos diariamente ajuda e muito, se você tiver avistado uma barata em sua cozinha recentemente, certifique-se de que elas não andaram por cima de pratos, talheres ou qualquer outro tipo de recipiente, isso pode ser prejudicial. Não se esqueça de levar o lixo para fora todas as noites.

Use armadilhas pegajosas

Se você só viu uma ou duas baratas, uma armadilha pode ser tudo que você precisa para se livrar do problema. Armadilhas adesivas podem ser a solução, mesmo que você ainda não tenha um problema com baratas, use essas armadilhas mesmo assim, isso pode evitar futuros problemas.

Aspire fendas

Usando um aspirador, aspire fendas nos armários da cozinha. Arraste o refrigerador e limpe atrás e embaixo dele. Esvazie seu armário de cozinha e faça o mesmo. Verifique se há sinais visíveis de baratas. Aspire e limpe tudo com água e sabão.

Use veneno de barata que não prejudique a Terra

Inseticidas, tal como terra diatomácea ou ácido bórico são maneiras eficazes de matar baratas. O ácido bórico pode ser misturado com açúcar e adicionado a uma pequena quantidade de água para incentivar a barata a comer. E o mais importante, em todas essas substâncias há baixa toxicidade para os seres humanos, mesmo assim é recomendado usar uma máscara para evitar quaisquer pequenas partículas que podem vir a ser inaladas. Não se esqueça de espalhar sob a geladeira, ao longo da parede, em fendas. Abra as tampas das tomadas elétricas e coloque lá também.

Se depois de tudo isso elas continuarem em sua casa, contrate um profissional

Se todas essas medidas não forem suficientes, você pode contratar uma empresa de controle de pragas para pulverizar sua casa. Escolha uma empresa que use produtos dos quais sejam amigáveis a terra. Com todas essas medidas preventivas, armadilhas pegajosas, venenos amigáveis, sua cozinha bem como sua casa irão ficar limpas e livre de baratas. Assim você poderá se concentrar em coisas mais interessantes em sua vida do que baratas.

Para impedir o aparecimento de baratas mantenha a sua cozinha tão livre de umidade quanto possível. Não deixe alimentos em recipientes destapados ou em sacos de papel (use recipientes de metal, louça,vidro ou plástico). Guarde o lixo em sacos fechados antes de jogá-lo fora e tampe as fendas e buracos onde os insetos possam esconder-se. Mantenha rigorosamente limpas as bancadas, prateleiras e o chão da cozinha.

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também