1:48

Qual a idade das facas?

Você já parou pra pensar sobre qual a idade da lâmina de um canivete suíço que você está usando em um acampamento ou uma faca de serra para cortar uma costela?

Quando você está usando um canivete suíço em um acampamento ou uma faca de serra para cortar uma costela, você já parou pra pensar sobre qual a idade da lâmina que você está usando?

Facas antigas
Facas são uma das mais velhas ferramentas no planeta. Elas são da Idade da Pedra, aproximadamente 2,5 milhões de anos atrás. Por toda a história, quase toda cultura usou algum tipo de faca. Algumas descobertas recentes mostraram algumas das mais únicas facas do passado. Confira.

Publicidade

A mais antiga faca de serra (200,000 anos)

Faca de serra antiga
Em julho, pesquisas em Tel Aviv, Israel, descobriram pequenas facas de pedra, que eles acreditam que foram usadas para cortar carne. Esses fragmentos de pedra, aproximadamente do tamanho de uma moeda, foram encontrados em volta de fogo e adjacente a carcaça de animais.

Arqueologistas especulam que essas facas foram usadas para cortar a carne de animais como cavalos e rinocerontes. As facas teriam sido usadas apenas por um período curto e descartada depois que perdiam o fio. Eles provavelmente as criavam lascando pedras.

Publicidade

Canivete Romano (2,000 anos)

Canivete Romano
Percursor do canivete suíço, o canivete Romano possui muitas coisas similares. Essa faca era feita de prata, mas possuía uma lâmina de ferro. Ela vinha com colher, garfo, espátula e espinhos retráteis. Pesquisas especulam que os espinhos eram usados para retirar caracóis de seus cascos.
É possível que, por causa de sua complexidade, essa faca era possuída por um viajante saudável que a customizou. A faca foi descoberta na área do Mediterrâneo e está atualmente num museu em Cambridge.

Otzi, o Homem de Gelo

Otzi o homem de gelo, faca
Quando pesquisas encontraram múmias do passado, elas estavam sempre carregando facas. A descoberta de “Otzi, o Homem de Gelo,” a mais antiga múmia naturalmente preservada encontrada na Europa, estava acompanhada de muitas ferramentas, incluindo a faca de pedra que ele possuía.

Por causa de seus imensos recursos, facas têm durado milhões de anos e estarão outros milhões provavelmente. Isso é alimentador de pensamentos e algo a considerar a próxima vez que você estiver fatiando uma carne ou talhando uma madeira com uma faca de bolso.

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também