2:33

Guia: Todos os tipos de espadas por continente

Milhões de diferentes tipos de espadas tem sido criadas para inúmeras propostas, incluindo batalhas e cerimônias. Confira nosso guia de espadas por continente.

Por todo o mundo, milhões de diferentes tipos de espadas tem sido criadas para inúmeras propostas, incluindo batalhas e cerimônias. Incrivelmente, quando espadas são feitas a mão, elas são únicas em várias maneiras. Para construir nosso tema, decidi criar um guia de espadas. Mesmo que haja centenas de tipos, separei espadas por região.

Publicidade

Espadas Asiáticas

Espadas Asiáticas
Há duas categorias principais de espadas Chinesas: a espada dao e a espada jian. A chinesa dao teve sua primeira aparição durante a Idade do Bronze da China e possui distintas características. Elas normalmente possuem uma ponta de lâmina um pouco curvada com um cabo que se curva para a direção oposta para dar máximo controle. Elas eram ideais para perfurar e fatiar durante batalhas. A segunda importante espada Chinesa é a jian. Diferente da dao, que é conhecida como o “General de Todas As Armas,” a jian é conhecida como o “Senhor de Todas as Armas” porque é uma muito simples espada de duas pontas.

O outro tipo de espada Asiática é a Japonesa nihonto. O tipo de espada que cai nessa categoria é a conhecida katana, que guerreiros samurais carregavam no século 15. A marca comum das espadas nihonto são o comprimento e o formato singular de sua lâmina. Possuía um tamanho padrão comparado ao alcance de outras espadas Japonesas e possuía um cabo comprido, para que pudesse ser segurada com duas mãos. Se você realmente se interessa em espadas Japonesas, eu recomendo olhar outros tipos, que incluem odachi, tachi, nodachi, tsurugi e wakizashi.

Espadas Europeias

Espadas Europeias
Há uma tonelada de tipos de espadas da Europa, então eu não entrarei em muitos detalhes já que muitas escolas já gastaram seu tempo cuidadosamente categorizando cada tipo. Ao invés, eu só irei focar em alguns tipos que são interessantes e muito comuns. O primeiro tipo é a longsword, que era usada durante a era Medieval e apresentava uma lâmina dupla imensa. Algumas das longswords comuns precisavam ser carregadas com duas mãos para garantir usabilidade e é o tipo de espada que você vê em Senhor dos Anéis.

A próxima principal é a rapier. O desenho da rapier, uma estreita lâmina com uma ponta afiada, a faz perfeita para perfurações. Na verdade, a maioria das lâminas não são cortantes exceto no fim da lâmina. Outro elemento importante da rapier é seu punho intrincado que protege as mãos durante a batalha. A partir da rapier, você também tem a smallsword e a epee, que eram principalmente usadas como armas de esgrima e decorativas.

Outra predominante espada Europeia é a backsword. As espadas dessa categoria incluem claymores, cutelos e espadas empunhadas de cesto. O que essas espadas apresentam é uma lâmina singular com costas grossas de suporte. Como a rapier, essas espadas possuem punhos complexos, porque elas eram usadas pela cavalaria Europeia, especificamente clãs Escoceses.

Publicidade

Espadas Africanas

Espadas Africanas
Você provavelmente é pouco familiar com as espadas Africanas simplesmente porque não há muitas. De acordo com a Wikipedia, há apenas nove espadas reconhecidas e nenhuma possui maior categoria. Um dos mais interessantes tipos de espadas Africanas é a khopesh, que veio do Egito. Se você viu “A Múmia,” os soldados carregavam essas espadas que parecem foices. As espadas possuem um desenho único com uma lâmina circular que era usada mais para desarmar oponentes do que fatiá-los.

Outra espada é chamada ida usada pelo povo Yoruba da África Oeste. Ela é distintiva porque sua lâmina começa estreita no cabo e fica grossa na ponta. Lendas também dizem que o povo Yoruba adicionava pimentas ou venenos nas lâminas para tornar o corte mais doloroso e mortal. Em geral, a ida é extremamente cortante a tornando perfeita para múltiplos propósitos, como caça, batalhas e cortes cotidianos.

Espadas Americanas

Espadas Americanas
Similar à África, não há muitas proeminentes ou reconhecíveis espadas Americanas. A razão principal é que pelo tempo que as Américas foram colonizadas, as armas modernas já estavam avançadas. Entretanto, há algumas notáveis espadas da região. A única reconhecida espada da América, de acordo com a Wikipedia, é a macuahuitl. Essa espada foi usada pelos Astecas e feita de vidro vulcânico e obsídio (o quebrando). Apesar de a macuahuitl ser mais como um taco de madeira com fragmentos cortantes saindo pelos lados, alguns dizem que era cortante o suficiente para decapitar um homem.

As outras espadas Americanas são principalmente colecionáveis feitas de estilos existentes, tipicamente estilos Europeus. Por exemplo, na Guerra Civil dos Estados Unidos as espadas eram essencialmente smallswords que escrevi sobre mais cedo. Outras espadas feitas para os Estados Unidos são principalmente desenhadas para cerimônias militares.

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também